Luto

Luto, perdas e danos emocionais neste período pandêmico



Estamos vivenciando um período pandêmico, e com ele muitas perdas que impactaram a nossa vida. Dentre essas perdas estão as pessoas amadas que partiram, as perdas econômicas e a incerteza quanto ao futuro.

Além da ansiedade do momento, muitos vivenciam a dor do luto.

O luto (do latim luctu)[1] é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de alguém . Segundo John Bowlby, quanto maior o apego ao objeto perdido (que pode ser uma pessoa, animal, fase da vida, status social etc.), maior o sofrimento do luto.

A psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross (1926-2004) descreveu cinco fases do luto: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e aceitação. Todas essas fases são vivenciadas pelo “enlutado”, não seguindo necessariamente esta ordem.

. Apesar do sofrimento, o luto é um processo que precisa ser vivido, conversado e ressignificado em todas as suas dolorosas fases.

O processo de psicoterapia ajuda com o enfrentamento e elaboração do luto, além do acompanhamento médico, fundamental para avaliar as questões físicas ligadas a depressão, um dos estágios do luto.



#luto #fasesdoluto #pandemia #perdasafetivas