O desafio de ser mãe e profissional



O banho do Thomas

O desafio de ser mãe com filhos pequenos.

Uma reflexão para o dia das Mães.


Hoje encontrei o Thomas, esse simpático trem numa caixa empoeirada. Resolvi dar um banho nele e fiquei pensando porque ele ainda não tinha sido doado como os demais brinquedos do meu filho, hoje um adolescente. Lembrei que comprei o Thomas em Porto Alegre/ RS.

Eu ainda fazia parte do mundo corporativo e fui fazer uma seleção profissional muito importante. Ao chegar na cidade , um taxista me informou que num dia anterior havia ocorrido um vendaval forte na cidade e estavam muito receosos.


Cheguei cedo, trabalhei durante o dia e à noite fiquei sabendo que meu filho tinha caído no parquinho. Fiquei arrasada e me sentindo culpada. Para não me preocupar, ninguém me avisou e eu tinha uma rede de apoio fantástica para trabalhar. Sem pensar muito , fui até um shopping naquela noite chuvosa, era tarde e eu estava exaurida. Comprei o maior Thomas da loja , esse porta trem. Quando liguei para o meu filho falei com alegria que levaria um Thomas grandão! Na verdade , o Thomas era para eu mesma , para me sentir menos culpada da minha ausência profissional . Na época eu não fazia terapia e "ressignificando" a historia hoje tudo seria diferente, talvez! As mulheres que trabalham enfrentam um dilema! Hoje com a pandemia , o desafio é de cuidar dos filhos em casa , mas sempre há uma ponta da angústia na alma. Será que tenho tempo suficiente?


Hoje meu filho já é adolescente e por várias vezes já falou para doar a coleção do Thomas. Eu comprava semanalmente um trem, importado , pesado e de metal. Hoje os Thomas são leves e de plástico! Que bom! O Thomas simbolizava a minha dificuldade pesada de deixar o meu filho para seguir a alma e o self do trabalho. Hoje me sinto à vontade para doar o Thomas e os seus amigos, sem culpas e com a alma leve!

As mães que trabalham sentem em geral uma culpa enorme . Tudo passa, o importante é seguir o self, ter qualidade com o seu filho e não se preocupar com presentes que vão satisfazer a alma por alguns segundos.